15/07/2007

O par de... pescadores!

Mudar de ares fazia bem às crianças...
Como viviamos todo o ano perto da serra, o meu pai ia levar-nos à Nazaré, onde alugava uma casa no mês de Agosto, para apanharmos ares e banhos de mar.
Ele voltava para o Fundão e ia passar os fins de semana connosco.
Trabalhava muito para não nos faltar nada.
A ideia de nos vestirem como os nazarenos e de nos tirarem fotografias, não sei de quem era, mas penso que havia um fotógrafo que fornecia as roupas e fazia as fotos para as pessoas levarem de recordação. Outros tempos... agora toda a gente tem câmara de filmar!
Aqui parecemos mesmo os bonecos de loiça, que as lojas da beira mar vendiam aos turistas.
Bochechudos, com boquinha de passarinho, trajados a rigor, pés descalços, com todos os pormenores acautelados.
Veja-se por exemplo a mão do Manelito, dedo polegar na cinta... não é pouca coisa! E o barrete de pescador ao ombro?
Não parecemos lá muito animados, ou então... é concentração!!!
O meu irmão, antes de entrar para a escola, andou na D. Celeste, uma senhora que cuidava de crianças, onde brincava e aprendia já qualquer coisa. Eu também quis ir e ele levava-me pela mão, sem se descuidar nunca dessa sua tarefa.
Um dia, o Zé da Mimila encontrou-nos e falou-nos carinhosamente. À frase, "Olá Mimi, onde vais?" o Manelito respondeu: "Oh Zé, deixa-a lá, que ela vai muito rabugenta com o sono!"
Outra vez, cruzou-se com uns miúdos da sua idade, que andavam em zaragata. Primeiro pegou em mim, sentou-me no banco do jardim onde me mandou esperar e foi a correr meter-se na zaragata! Bons tempos!

2 comentários:

Eduarda Henriques disse...

Obrigada "Mimi",pela saudade, pelo

riso e pelas lágrimas,por todo um

turbilhão de sentimentos que me

fez sentir ao ler estas páginas do

seu blog.

Que Surpresa Boa!!

Maria Eduarda

Pedro Salvado disse...

Então tia? Já lá vão 5 dias e nós - os teus fãs - continuamos à espera de novas recordações! Não sejas preguiçosa!!!!!