20/03/2009

Na quinta

Como eram conhecidos todos os ruídos e silêncios dos dias passados na quinta.
Muito cedo o galo experimentava o seu despertar de forma aguda e senhorial. Antes dele, no entanto, já mil passaritos chilreavam na nogueira do jardim, esperando que os pais lhes enchessem a barriga.
Com a chegada dos trabalhadores, a manhã enchia-se de vozes e de novos sons - portões, motores, alfaias que cantarolavam nos toques do ferro.
Faziam ruído na pedra miúda os passos caminho abaixo e vinha o silêncio de novo.
Na cozinha, a cafeteira que faria o café, as portas que se abriam e a água a correr em som de cristais tilintando suavemente.
Se chegava alguém, se ao longe cantavam, se caía uma maçã ao toro da macieira mãe, tudo se ouvia na quietude do campo.
No jardim alguém regava e o cheiro da terra era macio e fresco.
O cão Serra da Estrela dava um ar da sua graça de vez em quando, mostrando estar atento e lembrando a primeira refeição do dia.
Todo o dia os sons se iam repetindo e por isso eram tão familiares.
E se de madrugada os passarinhos eram os primeiros a dar a alvorada, à tardinha, depois de grande algazarra a aconchegar nos ninhos, ficavam quietinhos, quietinhos, dando ao entardecer uma calma que anunciava a noite.
As luzes, ao longe, brilhavam e só elas lembravam que outras pessoas viviam na Terra.
A ligeira aragem da noite, trazia o perfume das rosas abertas em ramalhetes no jardim e na varanda o repouso de um dia atarefado era a oração de agradecimento pela fartura e pela paz.
Em conversa amena, a contar de histórias recentes ou antigas, quase sempre com exageros e risadas, ou em dormitar meio alerta, as horas passavam depressa.
Estávamos todos, não havia temor nem saudade.

1 comentário:

nuno medon disse...

Tiveste uma infância e juventude muito feliz! Tiveste muita sorte em ter nascido e vivido numa Quinta! Adorei este texto. É o que te tenho dito: tens que editar um livro! Jeito para a escrita não te falta :). Vi flores lindas num espaço e lembrei-me de ti... As flores estão no link Olhares. beijos e continuação de uma boa noite!