01/11/2008

Shangai e Londres (ou Nova Iorque)

Este fim de semana foi "a noite das bruxas"...
Todos os dias se compram mais produtos "made in China"...
O Fundão está cada vez mais no mundo.
Cheguei para ficar uma vez mais com a minha mãe, a noite estava chuvosa e fria.
Anunciavam neve para a Serra da Estrela.
Mal saí do carro dei logo com as obras na loja chinesa.
Ali, no rés do chão do prédio onde a minha mãe vive, havia um supermercado óptimo.
A qualquer hora do dia que precisasse de café, farinha, leite ou lexívia, era só descer no elevador e... voilá. Mas o dono do supermercado foi vencido pelo pagamento elevado que um cidadão de Shangai, muito atencioso, lhe ofereceu por aquele espaço, no centro da cidade, em frente do mercado municipal. E foi assim que o supermercado se transformou em "loja do chinês" com tudo à venda daquilo que eu não preciso e nada do que me faz falta.
Ao lado, uma perfumaria dava-me sempre hipótese de adquirir a prenda, que só à última hora me lembrara ter de dar.
Perfumes maravilhosos, em caixas lindas e frascos autênticas obras de arte. Enfim, uma alegria para os olhos.
Parece que era assaltada com frequência... disseram-me.
Lá se foi também a perfumaria e o senhor de Shangai, entre dois sorrisos e duas pequenas vénias (cada vez mais pequenas, pois ele acha que "em Roma, sê como os romanos") pôde estender o seu negócio, deitando apenas uma parede abaixo!
Entrei em casa e daí a pouco estavam a bater-me à porta montes de garotos barulhentos, a pedir doces.
-É a noite das bruxas! É a noite das bruxas! Doçura ou travessura! Doçura ou travessura!
O meu Fundão está muito mudado... muito global!
(A imagem que lembrei naquele momento, foi a de um documentário sobre os Índios na selva amazónica do Brasil, que vestiam t-shirts com publicidade à coca-cola e usavam boné com o símbolo da adidas).
Se os mais novos foram pedir doces de porta em porta e sujar de farinha as entradas daqueles que não deram nada, (a minha ficou em estado deplorável!) os mais velhos carregaram ramos de crisântemos para o cemitério, enfeitando as campas daqueles que perderam, mas continuam a lembrar e a amar. Após o Dia de Todos os Santos (até do Santo de Pau Carunchoso e do São Nunca à Tarde, como eu dizia quando era pequena) é o dia dos Finados, dia de rezar uma pequena prece por alma dos que partiram da nossa casa, da nossa terra, mas não do nosso coração.
Se "noite de bruxas" é novidade importada, que seja... ser novidade já é bom, digo a mim mesma, para me convencer a aceitar todas as modernices que nos impingem.
Também o foi o Dia de S. Valentim e é um dia bem simpático! Pelo menos, para quem tem namorado.
E de dia em dia, de festa em festa... nos vai suando a testa!

1 comentário:

nuno medon disse...

Olá! Eu também não gosto de lojas chinesas e quando a minha Mãe entra numa, o Nuno espera, espera para que a Mãe saia da loja..lol! Cá para mim, tu ias era comprar uns chocolates ao supermercado..lol! beijos